SOBRE NÓS

Quem Somos


REBM é resultado da concretização de uma estratégia integrada de inclusão social ativa, fortalecedora das estruturas locais de apoio à formação, ao emprego e ao desenvolvimento local, reforçando as competências das pessoas e organizações dos territórios dos Concelhos do Barreiro e Moita.

A Rede é composta por cerca de 40 entidades locais e sectoriais, das quais se salienta as autarquias locais, a AERLIS - Associação Empresarial da Região de Lisboa, Escolas Profissionais, Agrupamentos de Escolas, Diversas ONGs e o Ensino Superior.

Missão e Visão


A REBM tem como missão ser uma parceria competente e empenhada na promoção integrada da empregabilidade e do desenvolvimento económico.

Por via da aposta na articulação com o sector empresarial, pretende incrementar o acesso ao emprego, através a captação de ofertas de emprego e da melhoria das competências, introduzindo perspectivas de job-matching.

Pretende ainda criar dinâmicas que contribuam para o desenvolvimento socioeconómico local.

Job-matching é um processo que facilita encontrar a pessoa certa para o lugar certo, combatendo a discriminação e promovendo a inserção com base na relação das competências da pessoa e as necessidades dos postos de trabalho.

História e Contexto


Com início em 2008, no âmbito da Iniciativa Bairros Críticos que decorreu na freguesia do Vale da Amoreira até 2012, a REBM procurou superar os obstáculos relativos à empregabilidade existentes nesta freguesia ligados à Formação Profissional, ao Sistema Educativo e de Ensino e ao mercado de trabalho e emprego.

A partir de 2010, a REBM alargou progressivamente os seus territórios de acção às restantes freguesias da Moita e também ao concelho do Barreiro.

Formas de Funcionamento


O modelo de governação da REBM assenta numa gestão colectivamente partilhada e inclusiva, baseada em dinâmicas participativas de forma a garantir a complementaridade constante das acções dos parceiros.

Este modelo traduz-se numa lógica de economia de escala e em efeitos multiplicadores claros que proporcionam um aumento do número de pessoas efectivamente envolvidas e acompanhadas pelos seus serviços.

Eixos de Intervenção


A intervenção da REBM estrutura-se em 4 eixos fundamentais que apresentam, numa perspectiva sistémica, uma articulação interna destinada a assegurar a coerência entre as diferentes actividades desenvolvidas.

Animação da Rede de Empregabilidade

Neste eixo, a REBM tem em vista potenciar o funcionamento da parceria como referência na promoção integrada da empregabilidade; Dinamizar uma Rede de gabinetes que proporciona um sistema de atendimento e acompanhamento das pessoas que procuram emprego.

Capacitação e Qualificação da população-alvo

Neste eixo, a REBM visa capacitar as pessoas para a inserção social, profissional e económica em mercado aberto. Procura-se proporcionar um conjunto de acções que possibilitem a melhoria das qualificações escolares e profissionais dos grupos-alvo.

Identificação de Oportunidades de Emprego

Neste eixo, a REBM visa identificar e sinalizar ofertas de emprego adequadas à população-alvo, através do job-matching, proporcionando a adequação do candidato ao posto de trabalho.

Empreendedorismo e desenvolvimento local

Neste eixo, a REBM proporciona um conjunto de iniciativas que promovam o espírito empreendedor, o apoio ao auto-emprego, à consolidação e recuperação empresarial, tendo em conta o desenvolvimento local.